O Preço da Falta de Qualidade nas Empresas

Geralmente, quando se fala em qualidade vem à mente imagens de pessoas super atarefadas com muitos papéis para atualizarem. Qualidade, muitas vezes, é vista como sinônimo de contraproducência. E isso pode assustar as pessoas que não conhecem o assunto.

Contudo, o conceito de qualidade vai além da frieza do papel, englobando aspectos sociais e econômicos dentro das organizações. A visão sistêmica do negócio faz com que a qualidade seja gerida e enxergada como ferramenta indispensável na sobrevivência da empresa.

A falta de qualidade nas organizações tem sido alvo de estudos. Com isso seu diagnóstico deve ser encarado como uma rica oportunidade de melhoria.

Entre as organizações deficientes em qualidade, temos empresas que nunca se preocuparam com a qualidade e outras que a perderam.

De uma maneira mais genérica, essa perda pode ocorrer devido a vários fatores como falta de investimento em capital humano e novas tecnologias, bem como a falta de planejamento estratégico.

Há um questionamento do custo para manter a qualidade em uma empresa, mas a real preocupação deveria ser no quanto esta instituição pode estar perdendo devido à falta de qualidade.

Muitos são os ônus que a falta de qualidade pode proporcionar. Tais como retrabalhos, baixa produtividade e perda de cliente e funcionários. Além de questionamentos quanto à confiabilidade dos resultados, desperdícios de materiais, avaria em equipamentos, impactos negativos na imagem empresarial, etc…

Dentre os vários pontos de impactos que rondam este assunto, destaca-se a produtividade a qual apresenta vieses econômico e humano.

Diversos estudos têm comprovado que o aumento dos custos empresariais está diretamente ligado à baixa produtividade no trabalho. E o índice de produtividade é diretamente influenciado pela falta de qualidade.

Não significa apenas produzir em maior quantidade. E sim produzir racionalizando os recursos e com um padrão de qualidade satisfatório ou que supere as expectativas do cliente.

Um caminho de sucesso na melhoria desta produtividade pode ser trilhado com um bom planejamento baseado na gestão de pessoas, custos e tempo.