O papel da qualidade num cenário de crise

Nosso cenário atual continua sendo de crise, temos muitas expectativas assim como muitas incertezas, e ainda não temos claramente uma previsão de retomada do crescimento em curto prazo. Mas o que fazer então? Precisamos ser otimistas com o pé no chão!!

Quantas vezes não ouvimos por aí que crise é oportunidade de melhoria? A crise nos tira da nossa zona de conforto e acaba sendo uma oportunidade sim para fazer aqueles ajustes que há um tempo já eram necessários. A crise funciona como um filtro, ela faz um tipo de seleção natural com as empresas assim como acontece com as espécies ao longo do tempo.

A crise funciona como um filtro, ela faz um tipo de seleção natural com as empresas assim como acontece com as espécies ao longo do tempo

Segundo Charles Darwin: “os organismos mais bem adaptados ao meio têm maiores chances de sobrevivência”. Eu diria também que só sobrevive a crise quem a usa em benefício próprio. E é nesse ambiente hostil de crise onde precisamos dar maior atenção a qualidade dos produtos e serviços que prestamos. Ter qualidade passa a ser uma obrigação e não apenas um diferencial.

É através da qualidade que as empresas se tornam mais qualificadas, preparadas, produtivas e mais competitivas, fortalecendo assim a sua sobrevivência. Investir em qualidade é investir na longevidade da empresa, pois sua ausência traz custos altos e pode impactar muito fortemente na imagem da empresa, imagem essa que necessita de anos para ser construída com muito trabalho e dedicação e que pode ser destruída rapidamente bastando um descuido com um aspecto da qualidade que seja considerado impactante para o cliente.