Conceitos básicos para quem quer entender o que é metrologia

Mesmo sem saber ou notar, todos nós usamos metrologia de alguma forma todos os dias das nossas vidas. Assim como em qualquer área, a linguagem especializada pode causar estranheza e confusão. Por isso é tão importante que alguns conceitos fiquem bem entendidos.

conceitos básicos para quem quer entender o que é metrologia - danmetro

O Vocabulário Internacional de Termos Fundamentais e Gerais de Metrologia (VIM) surgiu da crescente necessidade mundial de se harmonizar e parametrizar definições e termos relacionados às medições. Esse verdadeiro “dicionário” permite que o mundo todo fale a mesma língua quando se trata de metrologia.

De acordo com o VIM, a metrologia é “a ciência e a prática da medição”. Ela é importante de alguma forma para todo empreendimento humano. No dia a dia a metrologia nos afeta no comércio, na aplicação das leis, nas indústrias, etc. Sempre que você compra um litro de gasolina ou é fiscalizado por um policial com um radar ou faz um eletrocardiograma, você interage diretamente com metrologia por meio de um instrumento de medição calibrado.

Em termos gerais, a calibração é um processo de comparação através da determinação da relação entre as leituras obtidas por um instrumento ou sistema de medição e os valores de um padrão de medição em condições controladas e especificadas.

De acordo com registros descobertos por arqueólogos, as pessoas estão fazendo isso há pelo menos 5.000 anos. No início, as unidades de medida geralmente eram baseadas, por exemplo, em coisas como o volume de grãos que poderia ser mantido em duas mãos. Agora, nosso conjunto definido de referências de medição é conhecido como o Sistema Internacional de Unidades (SI).

Os usos mais comuns da palavra “calibração” fora da comunidade de metrologia incluem o conceito de ajustar o instrumento, e a maioria dos clientes espera isso. Muitos fabricantes têm procedimentos de calibração em seus manuais que não são comparações de desempenho, mas, em vez disso, são procedimentos de teste, alinhamento ou ajuste usados ​​para uma unidade nova ou reparada que está em uma condição desconhecida. Um verdadeiro procedimento de calibração pressupõe que o instrumento esteja em boas condições de funcionamento.

O ajuste não faz parte da definição formal de calibração. Os resultados de um procedimento de calibração podem indicar uma necessidade de ajuste ou outro reparo, mas tomar essa ação é um processo separado. Após o ajuste ou o reparo estar completo, o procedimento de calibração deve sempre ser repetido para verificar se a relação de medição adequada foi restabelecida.