A RDC 430 e a qualidade dos medicamentos

Medicamentos são produtos que requerem rigor nos seus processos logísticos para que requisitos como segurança, eficácia e qualidade sejam garantidos. A ANVISA, por meio da Resolução RDC 430, dispõe sobre as boas práticas para as atividades de distribuição, armazenagem e transporte dos produtos farmacêuticos.
Neste processo, temperatura e umidade são fatores cruciais e merecem atenção, pois caso contrário podem provocar alterações nos medicamentos, especialmente de ordem física e química, fazendo-os perder suas características de qualidade.

A RDC 430 entrou em vigor em março de 2021 e as empresas têm o prazo de um ano para fazerem as devidas adequações. Esta resolução exige que as áreas de armazenagem de medicamentos sejam devidamente qualificadas a fim de evidenciar que o seu funcionamento ocorra de forma eficaz.
Além da atestação fornecida pela qualificação térmica, a RDC 430 destaca a obrigatoriedade do controle e monitoramento das áreas de armazenagem, por meio de instrumentos de medição de temperatura e umidade devidamente calibrados.
As vantagens relacionadas à implantação dos requisitos da RDC 430 na empresa extrapolam o campo da compulsoriedade em relação à legislação. Outro benefício pode ser a aquisição de maior conhecimento e padronização, uma vez que a RDC 430 é um guia com boas práticas nas etapas em que os medicamentos precisam ser manuseados.
A DANMETRO possui uma equipe qualificada e disposta a ajudar sua empresa a se adequar e atender à RDC 430. Estamos à disposição, entre em contato!